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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Existe uma fórmula para organizar prateleirasa?


Objetivo: Estimular a compra por meio da organização estratégica.
Sim, existe, e é comumente implementada nos layouts dos mercados ao redor do mundo.
Mas qual é o segredo, afinal?
O segredo é posicionar os produtos estrategicamente nos cinco níveis das gôndolas.
Esses níveis são:
  • Acima da cabeça: Os produtos acima da linha de visão dos consumidores possuem menor visibilidade, e por isto você deve colocar produtos de menor interesse;
  •   Altura dos olhos: Este nível também é conhecido como área nobre, pois é o nível que mais aumenta as vendas dos produtos. Nesta área você deve colocar os produtos com melhor margem de lucratividade, os mais caros. Como o campo de visão dos consumidores atinge diretamente este nível, as compras por impulso são maiores;
  •  Linha da cintura: Podemos considerar outra das grandes áreas para expor os produtos. Coloque aqui os produtos de grande procura;
  • Abaixo da cintura: O nível abaixo da cintura já não faz mais parte do campo de visão dos consumidores, por isso é interessante que você coloque aqui os produtos mais baratos e que os consumidores sempre compram. Desse jeito, mesmo que o produtos não estejam visivelmente posicionados, as pessoas tendem a procurá-los do mesmo jeito, pois são produtos essenciais ou mais baratos.
  •  Chão: O chão deve ser reservado somente para os produtos pesados.

Atenção: Preste atenção no público alvo antes de fazer a arrumação das prateleiras. Por exemplo: A linha de visão das crianças não é a mesma dos adultos, então você deve posicionar os produtos apelativos ao público infantil abaixo, de forma que fiquem na linha de visão dos pequenos.
Confira também: Organize os produtos estrategicamente.

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