Pages

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Você sabe como funciona a escala de 6x1?

escala-de-trabalho-6x1-6x1

A escala 6x1 determina que a cada 6 dias de trabalho o colaborador folgue 1 ou seja no sétimo dia, e como é uma escala depende dos dias de sua escalação.

É muito comum pensarmos que a escala de trabalho 6x1 consiste em trabalhar aos sábados, mas nem sempre isso acontece. 
Confuso? Vou te mostrar que não é. 
Por exemplo, um colaborador pode iniciar sua escala na terça, e folgar na segunda que vêm da outra semana. 
Escala quer dizer que tal funcionário será escalado para trabalhar naqueles dias. 
E essa escala será que é permitida por lei?

O que a CLT diz sobre a jornada 6x1

Na Consolidação das Leis do Trabalho não encontraremos nada sobre a escala 6x1, isso porque às leis dizem respeito às jornadas de trabalho e não sobre as escalas. 
A CLT diz, que um funcionário não pode trabalhar mais do que 8 horas diárias, somando 44 horas semanais. E que o funcionário deve ter um descanso semanal de ao menos 24 horas e esse descanso deve ocorrer preferencialmente aos domingos.
Quando não é possível que os funcionários folguem no domingo é necessária uma escala de revezamento organizada.
É nessa ocasião que entra a escala 6x1 por exemplo, ela garante que haja um revezamento entre os funcionários para garantir que todos tenham folgas durante algum final de semana. 
É claro que a lei não explica por si só tudo sobre esse assunto, por isso, vamos ver agora algumas dúvidas comuns sobre essa escala.

Dúvidas mais comuns sobre a escala 6X1

Qual a carga horária de escala 6x1?

Bom, a carga horária não interfere em nada nas ocasiões de escala 6x1. Isso só significa que o colaborador vai trabalhar 6 dias e folgar 1. 
Sua carga horária se manterá de acordo com as regras da CLT, 8 horas por dia somando 44 horas semanais. 
O que a escala 6x1 pode interferir por exemplo, é quando a escala cair aos finais de semana e o colaborador ter sua carga horária reduzida. Porém, isso varia de empresa para empresa.


Como funcionam as folgas

Lembra que eu te disse mais acima que todo trabalhador tem direito a pelo menos uma folga em sua semana de trabalho? Bom, no caso da escala 6x1, os funcionários trabalham 6 dias e folgam 1. 
Essa folga pode ocorrer em um dia fixo ou existir algumas variações desde que esteja de acordo com a  convenção coletiva ou o sindicato da categoria, sempre respeitando o descanso de pelo menos um domingo no mês. 
Vamos usar um exemplo prático. 
Se eu iniciei minha escala na quarta-feira, contam-se 6 dias até minha próxima folga que deverá ocorrer na terça, e assim sucessivamente. 

O que é Descanso Semanal Remunerado? [DSR]

escala-de-trabalho-6x1-descanso-demanal-remunerado
Quando o assunto é DSR é muito comum surgir diversas dúvidas, tanto por parte dos trabalhadores quanto das empresas. 
Afinal como funciona?Desde 1943 a Consolidação das Leis Trabalhista garante que todo trabalhador tem o direito de folgar 1 dia da semana. Esse dia é denominado descanso semanal remunerado (DSR).
artigo 7° da constituição federal de 1988, garante o direito de folga do trabalhador, mas isso não quer dizer que não existam regras para que esse direito seja válido. 
A lei garante que o empregado que não faltar durante a semana sem motivo justificado, que tenha cumprido integralmente sua jornada de trabalho, tenha direito ao DSR.
Apesar dessa folga ser preferencialmente aos domingos, isso não quer dizer que ela não possa existir durante a semana, afinal nem todos os estabelecimentos estão fechados nos finais de semana. 
Vale ressaltar que o descanso deve ser de 24h sem possibilidade de fracionamento, e as folgas devem ser realizadas a cada sete dias trabalhado.
Agora vamos ver como funciona esse cálculo. 

Como é calculado o DSR?

O cálculo do DSR, vai variar conforme o tipo de jornada de cada trabalhador.
Para te ajudar a entender eu separei o cálculo de DSR em duas categorias. A primeira para trabalhadores mensalistas e a segunda para trabalhadores horistas. 
Para os funcionários mensalistas o DSR é feito integralmente em seu salário, o que isso significa?
Isso quer dizer que no valor do salário já está embutido o valor do DSR correspondente a jornada de trabalho. Veja o exemplo a seguir.
Suponhamos que sua empresa tenha um funcionário que recebe mensalmente R$ 2.000,00.
Neste caso por ser um empregado mensalista, o valor do DSR já está embutido no salário. Sendo assim nenhum valor a mais deverá ser calculado para efeitos de incorporação do salário. 

Benefícios da escala 6x1 - Para o trabalhador

escala-de-trabalho-6x1-beneficios
Muita gente se pergunta se existe benefício trabalhar nesse tipo de escala. 
E acredite, possui benefícios sim. 
Por mais que algumas vezes o colaborador terá que trabalhar aos finais de semana, ele também pode ter folgas na semana para resolver algum problema, além de não ter a folga sempre em um dia físico. 
Claro que ao trabalhar assim o colaborador precisa se planejar para que possa aproveitar a sua folga da melhor maneira possível.
Além do mais, algumas empresas possuem flexibilização quanto às folgas, onde os funcionários podem se organizar para trocar o dia da folga com outro funcionário caso ele precise folgar em algum dia específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário