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quinta-feira, 4 de julho de 2019


Planejamento


ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Saiba como elaborar um bom plano de fidelização para sua empresa

Para manter os clientes satisfeitos, não basta apenas oferecer produtos com bons preços. É fundamental perceber os anseios do consumidor.

Especialistas afirmam que conquistar novos clientes é mais difícil dos que fidelizá-los. Mas o que fazer para que consumidores tornem-se e assíduos ao estabelecimento da marca? No processo de fidelização de um cliente, estão presentes vários métodos, como qualidade dos serviços, comunicação, preço, atendimento e estrutura do estabelecimento. 
É importante identificar quais são as necessidades de cada tipo de público, motivando-os a voltar a comprar em uma mesma empresa ou marca. Quando o consumidor percebe que existe a preocupação constante com a sua satisfação, as chances de ele se tornar fiel são maiores.


Pontos importantes

Fidelizar clientes traz muitas vantagens ao empreendimento, como aumento nas vendas e redução de custos nas promoções, e para as empresas não resulta em uma alto custo. Além disso, clientes satisfeitos fazem a propaganda positiva da empresa ou marca à qual se tornou fiel.
No processo de fidelização, alguns aspectos devem ser considerados:
  • Entender que, se o cliente ficou satisfeito com a compra, não quer dizer que ele será fiel;
  • Compreender a importância do feedback dos clientes a respeito dos serviços;
  • Identificar o perfil do público consumidor;  
  • Entender que a fidelização deve ocorrer de forma espontânea e não forçada.

Plano de fidelização

Elaborar um plano de fidelidade pode ser uma boa solução para o cliente perceber que ele é importante e pode ser recompensado com melhores serviços e produtos.
Desse modo, alguns aspectos devem ser levados em conta na hora de implementar ações para fidelizar o cliente:
Investir no atendimento: invista em treinamentos constantes dos funcionários, de modo com que façam o cliente se sentir confortável no ato da compra, e não forçado a adquirir o produto. O atendimento deve ser diferenciado. 
Conhecer o público-alvo: para entender o que pode ser feito para aprimorar o atendimento, é fundamental conhecer o perfil do público consumidor, entender as suas preferências, desejos e o que buscam.

Fortalecer o relacionamento:
 utilizar as redes sociais, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e a ouvidoria acelera a manutenção do contato com os clientes, fazendo-os perceber a atenção que lhes é direcionada.
Tratamento diferenciado: é importante lembrar e mandar mensagens em datas especiais, a exemplo de aniversários, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia do Professor e Natal, oferecer descontos, é uma das práticas que auxiliam na fidelização. Além disso, comunicar o recebimento de produtos recém-lançados aumenta as chances do retorno do cliente.
Investir em CRM: o Customer Relationship Management é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que reúne dados e informações sobre as preferências do consumidor. Com ele, pode-se prestar um atendimento especializado e melhor por meio da tecnologia da informação.

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